Como se diz popularmente: "As eleições estão bem aí!". E nesse corre-corre de fim de campanhas eleitorais, as pesquisas de opinião pública estão com tudo. IPOP, DataPovo, DataCerto e afins estão em polvorosa com suas pesquisas... O jornal Meio Norte contratou o IPOP para fazer pesquisas em Teresina, a última pesquisa divulgada neste domingo, no Jornal Meio Norte, diz que Silvio tem 67,5% e Nazareno 17%. A pesquisa divulgada pelo site 180 Graus, do Instituto Datacerto, tem os números seguintes: Silvio Mendes (PSDB) tem 57,33% das intenções de voto; Nazareno Fonteles (PT) registrou 31,56%; Major Avelar (PSL) 1,78%; Lourdes Melo (PCO) 1,56%; Ismar Tavares (PCO) 0,89%; Alexis Leite (PSOL) 0,44%; e indecidos / não sabem / não opinam 6,44%.
Ainda no site 180 Graus, o coordenador da campanha do candidato Silvio Mendes, Washington Bonfim revela que "Essa pesquisa destoa de todas as outras. Mesmo sendo o mesmo período da pesquisa IPOP publicada no Meio Norte de hoje (domingo), é estranha a diferença. Aliás, é muito diferente de todas as outras pesquisas que têm muito mais tradição e nome no mercado. Mas, de qualquer maneira, vamos levar em consideração e analisar. O certo é que, apesar dos números, Silvio ainda vence no 1º turno".
Aí eu fiquei pensando: o que é tradição e nome no mercado? Tradição é distribuir massará pra os menos favorecidos? Nome no mercado é ter Felipe Mendes na Secretaria de Finanças? Tradição é tentar impedir a publicação de uma pesquisa que não superfavorece o candidato que está na frente? Tradição é questionar resultados de pesquisas?
O Instituto DataCerto talvez não tenha tanta tradição e nome no mercado. Mas ele tem verdade. Aí eu penso: será melhor ter tradição e nome no mercado ou ser ético e verdadeiro?
Felizmente (pra mim não tão felizmente assim), meu carro passou a semana na oficina e eu andei de ônibus (relembrando os velhos tempos de amarelão). E eu pude ver a minha cidade. E vi belas praças, árvores. Achei a minha cidade mais verde. Mas também vi (e senti, principalmente!) a galeria do bairro Santa Sofia ainda a céu aberto - e juntando urubu -, a falta de saneamento básico, as casas de taipa do Buenos Aires, vi uma mulher sentada atrás de mim reclamando do atendimento no hospital da Primavera (imaginem só: a filha dela estava com apêndicite e lá no hospital disseram que era cólicas e receitaram buscopan).
Então eu pensei: será que eu tô escolhendo o candidato certo? Porque até então eu estava quase decidida a votar na tradição e no nome no mercado. Leia-se: Silvio Mendes!
Ontem, conversando com um pesquisador eu falei que o Prefeito tinha feito muito. Sabe o que ele me disse? "Fez belas praças! E só!Maquiou a cidade", porque por onde ele andava - fazendo as pesquisas dele (de verdade, e não só preenchendo questionários) - o que ele via era pobreza e miséria. Esse pesquisador é um estudante de medicina. Uma pessoa esclarecida e com um senso crítico aguçado. E o que a nossa cidade precisa é da plástica completa, "barba, cabelo e bigode", e não apenas de uma maquiagem bonitinha.
E hoje, depois de ver a arrogância do senhor Prefeito e sua equipe de campanha, eu decidi. Ainda continuo sem saber qual será o meu escolhido, mas penso em procurar alguém que trabalhe com ética e respeito à população, alguém que possa trabalhar decentemente para adquirir tradição e nome no mercado.
Como as pesquisas não mentem, o Prefeito será reeleito no primeiro turno. Isso é um fato inquestionável. Então, prefeito, vamos aproveitar os próximos quatro anos para trabalhar. Sanear, trazer empregos e geração de renda, melhorar a saúde, trabalhar pela educação...Essas coisas que o senhor promete. Aí sim, o povo vai poder lhe chamar de Silvio Trabalhador!
Ah! Por favor, liberdade de expressão ainda pode, né?
domingo, 14 de setembro de 2008
Assinar:
Postagens (Atom)