quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008

Um show de edição


Eu assisto Big Brother. Assumo. E quando não assisto um dia, vou à internet conferir o que está rolando “na casa mais vigiada do país”. E quando assisto e gosto, vou saber mais detalhes no site. Só não voto porque a minha irmã faz isso por mim. E sempre soube que é um programa que não acrescenta em nada. E toda vez que eu me sento para assistir lembro do Laurindo Lalo Leal Filho, autor do livro “A TV Sob Controle”, no qual este critica os realityshows.
Segundo Leal uma explosão de reality shows vem ocorrendo na TV, estes porém de realidade têm pouco. São apenas uma aparente flexibilização do “Padrão Globo de Qualidade” Os reality shows seriam marcados pela espontaneidade e pelo improviso, ao invés de se controlar antecipadamente o que vai ao ar. Mas e a edição? Todo mundo sabe que o Big Brother é editado. E o apresentador do programa, Pedro Bial, fez questão de ressaltar esse fato na terça-feira passada. Ele disse “A edição do Big Brother é um show!”. È, eu concordo. Um show de edição! No qual a Globo edita e põe no ar o que deseja. Mais uma vez a manipulação! E velada, escondida sob a capa de edição de reality show.
E tudo bem que já houveram edições mais animadas, mas nessa – que está meio morna – a galera da Globo parece fazer de tudo para esquentar o clima. Gente, até agora não entendi o que foi aquela briga entre Marcelo, Thalita e Fernando. Não lhes pareceu meio forçada? Parece que foi tudo combinado. E agora estão querendo que baixe o cowboy da edição passada no Fernando. Sem contar aquele blábláblá do Bial na eliminação de terça. Vejam só:
“Nessa hora de eliminação, através de várias edições, eu já citei Terêncio, Fernando Pessoa, Manoel Bandeira, Caetano Veloso... alguns gênios! Hoje não...Hoje eu só vou usar frases ditas por vocês mesmos.Bianca,Felipe, Marcelo, é o seguinte:

- Tá todo mundo vendo... não dá pra esconder. Todo mundo vê

- A casa toda não pode estar errada... Não dá! Não dá pra ficar enganando todo mundo.

- Se jogar feio como tá jogando, o Brasil todo vê e não gosta... Em rede nacional... em rede nacional...

- Isso aqui é um jogo... isso aqui é um jogo.

- Não é possível que o público não esteja vendo. Não é possível. Não é possível que a maioria da casa esteja errada.

- Tá tudo gravado. É só ver nas fitas depois... tá tudo gravado.É... não dá pra ficar dizendo as coisas: tá jogando...tá jogando.

Se a pessoa varreu o negócio pra debaixo do tapete, quem mandou levantar poeira? É só olhar nos olhos... e olha, não precisa olhar nem duas vezes. Álias, não vale nem a pena. Não é possível que todo mundo não esteja vendo. Todo mundo está vendo! Por isso, Marcelo, você fica! E não por isso, com 60% dos votos, quem sai é a Bianca.”
O que pareceu? Será que o Bial torce pro Marcelo? Será que ele queria mandar um recado pra alguém? E para quem seria esse recado: Bianca ou Fernando? E, principalmente, será que o Big Brother Brasil é mesmo um reality show? Não seria um edition show?