domingo, 14 de setembro de 2008

Sandálias da Humildade, já!

Como se diz popularmente: "As eleições estão bem aí!". E nesse corre-corre de fim de campanhas eleitorais, as pesquisas de opinião pública estão com tudo. IPOP, DataPovo, DataCerto e afins estão em polvorosa com suas pesquisas... O jornal Meio Norte contratou o IPOP para fazer pesquisas em Teresina, a última pesquisa divulgada neste domingo, no Jornal Meio Norte, diz que Silvio tem 67,5% e Nazareno 17%. A pesquisa divulgada pelo site 180 Graus, do Instituto Datacerto, tem os números seguintes: Silvio Mendes (PSDB) tem 57,33% das intenções de voto; Nazareno Fonteles (PT) registrou 31,56%; Major Avelar (PSL) 1,78%; Lourdes Melo (PCO) 1,56%; Ismar Tavares (PCO) 0,89%; Alexis Leite (PSOL) 0,44%; e indecidos / não sabem / não opinam 6,44%.
Ainda no site 180 Graus, o coordenador da campanha do candidato Silvio Mendes, Washington Bonfim revela que "Essa pesquisa destoa de todas as outras. Mesmo sendo o mesmo período da pesquisa IPOP publicada no Meio Norte de hoje (domingo), é estranha a diferença. Aliás, é muito diferente de todas as outras pesquisas que têm muito mais tradição e nome no mercado. Mas, de qualquer maneira, vamos levar em consideração e analisar. O certo é que, apesar dos números, Silvio ainda vence no 1º turno".
Aí eu fiquei pensando: o que é tradição e nome no mercado? Tradição é distribuir massará pra os menos favorecidos? Nome no mercado é ter Felipe Mendes na Secretaria de Finanças? Tradição é tentar impedir a publicação de uma pesquisa que não superfavorece o candidato que está na frente? Tradição é questionar resultados de pesquisas?
O Instituto DataCerto talvez não tenha tanta tradição e nome no mercado. Mas ele tem verdade. Aí eu penso: será melhor ter tradição e nome no mercado ou ser ético e verdadeiro?
Felizmente (pra mim não tão felizmente assim), meu carro passou a semana na oficina e eu andei de ônibus (relembrando os velhos tempos de amarelão). E eu pude ver a minha cidade. E vi belas praças, árvores. Achei a minha cidade mais verde. Mas também vi (e senti, principalmente!) a galeria do bairro Santa Sofia ainda a céu aberto - e juntando urubu -, a falta de saneamento básico, as casas de taipa do Buenos Aires, vi uma mulher sentada atrás de mim reclamando do atendimento no hospital da Primavera (imaginem só: a filha dela estava com apêndicite e lá no hospital disseram que era cólicas e receitaram buscopan).
Então eu pensei: será que eu tô escolhendo o candidato certo? Porque até então eu estava quase decidida a votar na tradição e no nome no mercado. Leia-se: Silvio Mendes!
Ontem, conversando com um pesquisador eu falei que o Prefeito tinha feito muito. Sabe o que ele me disse? "Fez belas praças! E só!Maquiou a cidade", porque por onde ele andava - fazendo as pesquisas dele (de verdade, e não só preenchendo questionários) - o que ele via era pobreza e miséria. Esse pesquisador é um estudante de medicina. Uma pessoa esclarecida e com um senso crítico aguçado. E o que a nossa cidade precisa é da plástica completa, "barba, cabelo e bigode", e não apenas de uma maquiagem bonitinha.
E hoje, depois de ver a arrogância do senhor Prefeito e sua equipe de campanha, eu decidi. Ainda continuo sem saber qual será o meu escolhido, mas penso em procurar alguém que trabalhe com ética e respeito à população, alguém que possa trabalhar decentemente para adquirir tradição e nome no mercado.
Como as pesquisas não mentem, o Prefeito será reeleito no primeiro turno. Isso é um fato inquestionável. Então, prefeito, vamos aproveitar os próximos quatro anos para trabalhar. Sanear, trazer empregos e geração de renda, melhorar a saúde, trabalhar pela educação...Essas coisas que o senhor promete. Aí sim, o povo vai poder lhe chamar de Silvio Trabalhador!
Ah! Por favor, liberdade de expressão ainda pode, né?

6 comentários:

Lara disse...

Mulher, pior que destes que estão aí, o Silvio ainda é o melhor. ;/ Mas, se é um voto de protesto, vota nulo. :/

Lígia disse...

"Lourdes Melo (PCO) 1,56%; Ismar Tavares (PCO) 0,89%"


hsuashuahsuahsuahu, credo!! O Ismar tá atrás da Lourdes Melo, meldels!

Enfim, eu já escolhi em quem vou votar... =/

Afonso disse...

Matou a cobra e mostrou o pau com o texto, Celina.

Também não tenho meu voto, ainda. Nem prefeito, nem vereador.

Lay disse...

Matou a cobra e mostrou o pau com o texto, Celina.[2]

Ningu´m q está aí está realmente comprometido com os verdadeiros problemas q essa cidade tem!
O Silvionão e engana, mas seu eu votar nele, eu vou cobrar! Ah! Se vô!

Fernanda Dino disse...

E qual a opção que tínhamos? Eu, sinceramente, fiquei em dúvida mesmo em frente à cabine, ontem na hora de votar. Não queria votar no Sílvio (como de fato não fiz). Mas não via no Nazareno, nem nos outros, algo que me convencesse. O que fazer??? Também não queria votar nulo. Votei em alguém que achava ser uma alternativa, por mais que eu soubesse que ele não ganharia. O que resta agora é cobrar, cobrar, cobrar. Sílvio foi reeleito. Não podemos negar que tornou a cidade mais bonita, mas ainda há muito que se fazer, coisas realmente essenciais. Quando o vi dizer que as empresas públicas não funcionam, em um debate na TV, fiquei indignada. Como assim? Não funcionam porque os gestores são incompetentes, não se preocupam em fazê-las funcionar. Sei lá... Acho que já extendi demais esse comentário... Bjss

Gabrielle disse...

Desde quando tornar a cidade bonita pode trazer evolução e desenvolvimento a esta cidade.
Não acredito.
Sílvio fez. Mas já está bom.
Já fez o que poderia fazer, por mais que tenha sido reeleito, não vai fazer muito daqui pra frente.
Será que vai continuar reformando praças?
Isso não basta. Prcisamos de muito mais, de quem tem visão critica, visão de um verdadeiro futuro, de evolução.

Prefiro desejar sorte à nossa capital, afinal já está reeleito.