sexta-feira, 22 de agosto de 2008


Eu faço Jornalismo por escolha própria, por vontade de mudar algumas coisas na imprensa atual. Hoje, ao tentar me inteirar das notícias do Piauí, visitei o site que diz ser o maior e mais acessado portal do Piaui e qual foi a minha surpresa. Uma "matéria" de capa cuja manchete era: "Essa gatinha,estudante de Direito e modelo deixa os homens loucos". Aí eu fiquei na dúvida: Será se esse bendito portal é acessado porque é bom mesmo ou será que o povo do Piauí se contenta com esse tipo de informação? Que critérios de noticiabilidade foram utilizados para colocar uma "notícia" como essa?
Eu aprendi, com a querida professora Samantha que critério de noticiabilidade é proximidade, marco geográfico, impacto, proeminência, aventura, conflito, raridade, rivalidade, dinheiro, oportunidade, culto de heróis, progresso, dentre outros. Então eu pensei " É! Poderia até ter sido adotado o critério da proximidade, da oportunidade, da proeminência...mas e daí? No que essa notícia acrescenta pra população?
Então me pareceu uma dessas matérias em que o objetivo maior é promover alguém. Aí eu senti muita pena do rapaz que editou a matéria, porque, por um momento eu pensei que ele pudesse ser como eu - gostasse de escrever notícias e não esse tipo de propaganda da "gatinha que quer ir pro Big Brother a qualquer custo" - e fizesse essa "matéria" só por imposição de um editor. É muito chato ter que fazer o que você não gosta, pior ainda é ter que escrever coisas com as quais você não acredita.

Outra coisa: esse biquini super da moda fui eu que fiz, porque ela tava com os peitos de fora mesmo! Ah, se você quiser saber da notícia toda visite : http://180graus.brasilportais.com.br/gente/essa-gatinhaestudante-de-direito-e-modelo-deixa-os-homens-loucos-39187.html
Por isso, um conselho pra galera do bendito portal : vamos falar de política, que é o boom do momento! Deixem essas "reportagens que parecem pagas" de mão, porque a gente merece notícias de qualidade.
Ah! E vamos ser mais criativos nas legendas pras fotos!

terça-feira, 19 de agosto de 2008

É Hoje!


Hoje começa a propaganda político-eleitoral no rádio e na televisão. Não posso negar a minha ansiedade... Iupih! Vamos nos divertir por umas semanas!

Já imagino a Elvira Raulino dando tcha-au pra high society! E o-oi pra uma porquinha...

Já imagino o Firmino " Fui prefeito por oito anos e agora me contento em ser vereador...o importante é não abandonar a carreira política".

Ainda bem que meu pai não é candidato, pelo menos eu não vou ter que escutar as pessoas dizerem " Vi teu pai no horário eleitoral!", com um sorriso entre dentes e uma cara de quem se esbaldou mangando dos candidatos na TV.

Aproveitem para ouvir as propostas dos candidatos, como diz a propaganda, são quatro anos. E dois sem horário eleitoral, então vamos pelo menos nos divertir enquanto podemos...

sexta-feira, 8 de agosto de 2008

A necessidade de se cativar

À Tamara Madeira Campos, porque até hoje me sinto cativada por ela..


E foi então que apareceu a raposa:

-Bom dia, disse a raposa.

-Bom dia, respondeu polidamente o principezinho, que se voltou, mas não viu nada.

-Estou aqui – disse a voz – debaixo da macieira.

-Quem és tu? – perguntou o principezinho – Tu és bem bonita...

-Sou uma raposa, disse a raposa.

-Vem brincar comigo, propôs o principezinho. Estou tão triste...

-Eu não posso brincar contigo, disse a raposa. Não me cativaram ainda.

-Ah! Desculpa, disse o principezinho.

Após uma reflexão, acrescentou:

-QUE QUER DIZER “CATIVAR”?

-Procuro os homens, disse o principezinho. Que quer dizer “cativar”?

-Os homens – disse a raposa – têm fuzis e caçam. É bem incomodo! Criam galinhas também. É a única coisa interessante que eles fazem. Tu procuras galinhas:

-Não, disse o principezinho. PROCURO AMIGOS. Que quer dizer “cativar”?

-É uma coisa muito esquecida, disse a raposa. Significa “criar laços”...

-Criar laços?

-Exatamente, disse a raposa. Tu não és ainda para mim senão um garoto inteiramente igual a cem mil outros garotos. E eu não tenho necessidade de ti. E tu não tens também necessidade de mim. Não passo a teus olhos de uma raposa igual a cem mil outras raposas. MAS SE TU ME CATIVAS, NÓS TEREMOS NECESSIDADE UM DO OUTRO. Serás para mim único no mundo. E eu serei para ti única no mundo...

- Começo a compreender, disse o principezinho. Existe uma flor...eu creio que ela me cativou...

-É possível, disse a raposa. Vê-se tanta coisa na Terra...

[...]

Mas a raposa voltou à sua idéia.

-Minha vida é monótona. Eu caço galinhas e os homens me caçam, Todas as galinhas se parecem e todos os homens se parecem também. E por isso eu me aborreço um pouco. MAS SE TU ME CATIVAS, MINHA VIDA SERÁ COMO QUE CHEIA DE SOL. Conhecerei um barulho de passos que será diferente dos outros. Os outros passos me fazem entrar debaixo da terra. O teu me chamará para fora da toca, como se fosse música. E depois, olha! Vês, lá longe, os campos de trigo? Eu não como pão. O trigo para mim é inútil. Os campos de trigo não me lembram coisa alguma. E isso é triste! Mas tu tens cabelos cor de ouro. Então SERÁ MARAVILHOSO QUANDO ME TIVERES CATIVADO. O trigo, que é dourado, fará lembrar-me de ti. E eu amarei o barulho do vento no trigo...

A raposa calou-se e considerou por muito tempo o príncipe:

-Por favor, cativa-me! Disse ela.

-Bem quisera, disse o príncipe, mas não tenho muito tempo. Tenho amigos a descobrir e muitas coisas a conhecer.

-A GENTE SÓ CONHECE BEM AS COISAS QUE CATIVOU, disse a raposa. Os homens não têm mais tempo de conhecer coisa alguma. Compram tudo prontinho nas lojas. Mas como NÃO EXISTEM LOJAS DE AMIGOS, os homens não têm mais amigos. SE TU QUERES UM AMIGO, CATIVA-ME!

-Que é preciso fazer?perguntou o principezinho.

-É preciso ser paciente, respondeu a raposa. Tu te sentarás primeiro um pouco longe de mim, assim, na relva. Eu te olharei com o canto do olho e tu não dirás nada. A linguagem é uma fonte de mal entendidos. MAS CADA DIA TU TE SENTARÁS MAIS PERTO...